terça-feira, 30 de abril de 2019

7º DIA - ANIMAÇÃO COM MOVIMENTO


Iniciamos a 2ª etapa - que é de produção. Nessa etapa, vamos elaborar o roteiro dessa produção, mas é preciso que você comece a praticar, reproduzindo as atividades sugeridas durante a etapa 1.

Encaminhamento para o Roteiro de Produção:

  1. Escolha uma história que poderá ser um conto, uma fábula ou qualquer evento que deseje relatar ou mesmo criar.
  2. No scratch, monte o cenário (no máximo 3 Cenários) seus Sprites (personagens) e salve o seu projeto.
  3. Elabore o roteiro da história e comece a organizar as instruções programadas de cada personagem.
  4. Comece a programar sua história.


ALGUMAS SUGESTÕES DE COMANDOS PARA A PRODUÇÃO 




ANIMAÇÃO COM MOVIMENTO:


Roteiro:
Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: sempre.
Aparência:Mude para fantasia parrot1-a
Controle:Espere 0.3 segundos.
Movimento:Mova 5 passos.
Aparência: Mude para fantasia parrot1-b
Controle: Espere 0.3 segundos.
Movimento:Mova 5 passos.
Movimento:Se tocar na borda, volte.
Movimento: Defina o estilo de rotação para esquerda-direita.





Comando:























GIRO INTERATIVO:


Esquilo Interativo 1 escolha o Sprite Squirrel
Roteiro:


Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: sempre
Aparência: Mude 0.2 ao efeito Turbilhão

obs.: Ao clicar na bandeira observe a imagem interagindo. Experimente mudar o tempo para 1,2,3...10 - e veja o que acontece.


Comando:













Esquilo Interativo 2: escolha o Sprite Squirrel
Roteiro:


Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: sempre
Aparência: Mude o efeito Turbilhão para Posição x do Mouse - Sensores

obs.: Ao clicar na bandeira passe o mouse sobre o sprite - e veja o que acontece.


Comando:













Dança Interativa: escolha o Sprite Cassy Dance





Roteiro:

Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: Sempre
Aparência: Defina o efeito Turbilhão  como 50
Controle: Espere 0.25segundos.
Aparência:  Defina o efeito Turbilhão  como 0



Comandos:






























Bola de Basquete Interativa: escolha o Sprite Basketball























Roteiro:

Evento:Quando bandeira clicada.
Aparência: Remova os efeitos gráficos.
Caneta: Apague tudo.
Controle: Sempre.
Movimento: Aponte para o ponteiro do Mouse.
Aparência: Mude 25 ao efeito Cor 
Movimento:Mova 10 passos.
Caneta:Carimbe.



Comandos:



































Comandos do SPRITE (PERSONAGEM)Transição de cenários:

Clique em um dos personagens que aceita o convite para ir em algum lugar e insira os seguintes comandos:

EVENTOS: Quando clicar em Bandeira Verde.
APARÊNCIA: Diga algo por tanto segundos.
APARÊNCIAMude para o fantasia: (nome do cenário desejado)

Obs: Para haver a transição é preciso que haja mais de um cenário.









Comandos do PALCOIniciar no primeiro cenário:

Como fazer para  iniciar com o primeiro cenário, ao clicar na Bandeira Verde?


Clique no Palco do primeiro cenário e insira os seguintes comandos:

EVENTOS: Quando clicar em Bandeira Verde.
APARÊNCIA: Mude para  Cenário: (nome do cenário inicial)


Obs: quando clicar a bandeira verde, o primeiro cenário surgirá.



CRIAR CLONE:


CENÁRIO: STARS
PERNSONAGEM: STAR



Comandos do SPRITE (PERSONAGEM)Estrelas caindo:



EVENTOS: Quando clicar em Bandeira Verde.
APARÊNCIA: Mostre.
CONTROLERepita 30 vezes.

MOVIMENTO: Vá para x:colocar o comando número aleatório y:180.
OPERADORES: Número aleatório -210 e 210.
CONTROLE: Crie um clone deste ator.
CONTROLEEspere colocar o comando número aleatório seg.
OPERADORES: Número aleatório 0.1 e 0.5.

APARÊNCIA: Esconda - este comando fica fora do comando Repita




















OBS.: Precisará fazer um outro comando (nova instrução) para fazer descer a estrela clonada (ator).Siga o comando abaixo:



CONTROLE: Quando eu começar como clone.
CONTROLE: Sempre.
MOVIMENTO: Adicione (-10) a y 

















Nessa aula -  Etapa 2 do Curso - veja Cartões Temáticos de projetos realizados no scratch, que servem como dicas para se pensar na produção que deseja desenvolver e, ao mesmo, ajudar no aprendizado dos conceitos e comandos de programação.





 Produção de Histórias Animadas no Scratch

















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