Iniciamos a 2ª etapa - que é de produção. Nessa etapa, vamos elaborar o roteiro dessa produção, mas é preciso que você comece a praticar, reproduzindo as atividades sugeridas durante a etapa 1.
Encaminhamento para o Roteiro de Produção:
- Escolha uma história que poderá ser um conto, uma fábula ou qualquer evento que deseje relatar ou mesmo criar.
- No scratch, monte o cenário (no máximo 3 Cenários) seus Sprites (personagens) e salve o seu projeto.
- Elabore o roteiro da história e comece a organizar as instruções programadas de cada personagem.
- Comece a programar sua história.
ALGUMAS SUGESTÕES DE COMANDOS PARA A PRODUÇÃO
ANIMAÇÃO COM MOVIMENTO:
Roteiro:
Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: sempre.
Aparência:Mude para fantasia parrot1-a
Controle:Espere 0.3 segundos.
Movimento:Mova 5 passos.
Aparência: Mude para fantasia parrot1-b
Controle: Espere 0.3 segundos.
Movimento:Mova 5 passos.
Movimento:Se tocar na borda, volte.
Movimento: Defina o estilo de rotação para esquerda-direita.
Comando:
GIRO INTERATIVO:
Esquilo Interativo 1 escolha o Sprite Squirrel
Roteiro:
Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: sempre
Aparência: Mude 0.2 ao efeito Turbilhão
obs.: Ao clicar na bandeira observe a imagem interagindo. Experimente mudar o tempo para 1,2,3...10 - e veja o que acontece.
Comando:
Esquilo Interativo 2: escolha o Sprite Squirrel
Roteiro:
Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: sempre
Aparência: Mude o efeito Turbilhão para Posição x do Mouse - Sensores
obs.: Ao clicar na bandeira passe o mouse sobre o sprite - e veja o que acontece.
Comando:
Dança Interativa: escolha o Sprite Cassy Dance
Roteiro:
Evento:Quando bandeira clicada.
Controle: Sempre
Aparência: Defina o efeito Turbilhão como 50
Controle: Espere 0.25segundos.
Aparência: Defina o efeito Turbilhão como 0
Bola de Basquete Interativa: escolha o Sprite Basketball
Roteiro:
Aparência: Remova os efeitos gráficos.
Caneta: Apague tudo.
Controle: Sempre.
Movimento: Aponte para o ponteiro do Mouse.
Aparência: Mude 25 ao efeito Cor
Movimento:Mova 10 passos.
Caneta:Carimbe.
Comandos:
Comandos do SPRITE (PERSONAGEM): Transição de cenários:
Clique em um dos personagens que aceita o convite para ir em algum lugar e insira os seguintes comandos:
EVENTOS: Quando clicar em Bandeira Verde.
APARÊNCIA: Diga algo por tanto segundos.
APARÊNCIA: Mude para o fantasia: (nome do cenário desejado)
Obs: Para haver a transição é preciso que haja mais de um cenário.
Comandos do PALCO: Iniciar no primeiro cenário:
Como fazer para iniciar com o primeiro cenário, ao clicar na Bandeira Verde?
Clique no Palco do primeiro cenário e insira os seguintes comandos:
EVENTOS: Quando clicar em Bandeira Verde.
APARÊNCIA: Mude para Cenário: (nome do cenário inicial)
Obs: quando clicar a bandeira verde, o primeiro cenário surgirá.
CRIAR CLONE:
CENÁRIO: STARS
PERNSONAGEM: STAR
EVENTOS: Quando clicar em Bandeira Verde.
APARÊNCIA: Mostre.
CONTROLE: Repita 30 vezes.
MOVIMENTO: Vá para x:colocar o comando número aleatório y:180.
OPERADORES: Número aleatório -210 e 210.
CONTROLE: Crie um clone deste ator.
CONTROLE: Espere colocar o comando número aleatório seg.
OPERADORES: Número aleatório 0.1 e 0.5.
APARÊNCIA: Esconda - este comando fica fora do comando Repita
OBS.: Precisará fazer um outro comando (nova instrução) para fazer descer a estrela clonada (ator).Siga o comando abaixo:
CONTROLE: Quando eu começar como clone.
CONTROLE: Sempre.
MOVIMENTO: Adicione (-10) a y
Nessa aula - Etapa 2 do Curso - veja Cartões Temáticos de projetos realizados no scratch, que servem como dicas para se pensar na produção que deseja desenvolver e, ao mesmo, ajudar no aprendizado dos conceitos e comandos de programação.
Produção de Histórias Animadas no Scratch
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Adorei as aulas! Obrigada! Vou trabalhar aos poucos com os alunos!
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